Há quanto tempo não lê uma boa fábula?
A Casa da Cultura de Santiago de Litém tem em exposição cinco livros novos e preciosos de edição muito limitada. Os autores foram os alunos do 4º Ano da EB1 de Santiago de Litém em resposta a um desafio lançado numa das sessões de “Era uma vez, uma história por mês”.
Agradecemos a todos estes alunos fantásticos e à professora titular de turma que orientou este trabalho com brio e prontidão.
Convidamo-lo a vir à Casa da Cultura para descobrir estas fábulas inéditas e sobretudo a tentar adivinhar qual a moralidade que cada uma delas pretende ensinar-nos.
Apresentamos, a seguir, um resumo das histórias:
“O lobo e as ovelhas”
Fábula elaborada por:
Inês Penso, João Francisco, Francisco Gaspar e Sónia Nogueira
Era uma vez, a ovelha mais velha de um rebanho que teve um filhote. O maior desejo dos pais era que este se tornasse o chefe do rebanho. No entanto, a notícia do nascimento deste cordeirinho tinha chegado aos ouvidos de um lobo que se lambia já só de pensar nesta ovelhinha tenrinha...
“O cão e o gato”
Fábula elaborada por:
Bruno Meireles, João Capitão, Ruben Mendes e Ana Nogueira
Era uma vez, um pobre de um gato que ia passear com os donos. Mal ele sabia que estes já estavam fartos dele e que o iam abandonar. Mas felizmente para o gato, um cão amigo iria surgir na sua vida…
"A águia e o crocodilo"
Fábula elaborada por:
Sara Gomes, Micaela Salgado, Diogo Joaninho e Diogo Ferreira
Um dia, um crocodilo que estava a comer peixes num lago foi interrompido por uma águia que lhe disse saber de um sítio onde os peixes eram muito mais deliciosos. Todo contente, o crocodilo partiu à procura desse local maravilhoso, mas qual não foi o seu espanto quando verificou que tinha sido enganado…
"A chita e o camelo"
Fábula elaborada por:
Afonso Campos, Vanessa Rodrigues, Diogo Gameiro e João Gonçalves
Era uma vez, uma chita e um camelo que decidiram fazer uma corrida. Mas no meio dessa corrida, tanto um como o outro decidiram fazer uma pausa: um para dormir e o outro para beber. Quem irá então ganhar?
"O leão, a raposa e a cegonha"
Comentários
Enviar um comentário